Veja como é possível acessar as mensagens apagadas no WhatsApp

Recentemente, um especialista russo em segurança percebeu que as mensagens deletadas pelo WhatsApp não eram completamente deletadas, e poderiam ser recuperadas usando técnicas avançadas forenses. Isso significa que o app não protege totalmente a privacidade de seus usuários.

O processo envolve criar uma cópia bit por bit do conteúdo armazenado na memória do celular e transferi-lo para outro dispositivo. Então, um software é capaz de reconstruir os dados para que eles sejam legíveis novamente.
Acontece que ao apagar uma mensagem, resquícios da informação apagada permanecem no disco enquanto não forem sobrescritos várias vezes, o que permite a sua recuperação. Isso vale para praticamente todos os dados gravados em um dispositivo, de quase todos os aplicativos.
A partir do momento que as informações apagadas podem ser recuperadas, elas precisam ser decifradas. Aí entra a segunda etapa do processo, que é recuperar as chaves de criptografia. Elas estão armazenadas na memória do celular que já foi copiada para outro dispositivo. Um software pode identificá-la para que seja possível usá-la para quebrar a proteção das mensagens.
A boa notícia para os usuários é que, para este processo de recuperação seja executado com sucesso é necessário acesso físico ao celular e ferramentas específicas que não são de fácil acesso. O software é direcionado para autoridades policiais e jurídicas que precisam de informações de vítimas ou suspeitos durante uma investigação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *