Internet sem fio por LED

Loading...


Internet sem fio por LED pode alcançar velocidade surpreendente; entenda


Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, descobriram uma forma de fazer a transmissão de dados por Led, conhecida Li-Fi, serem ainda mais eficientes. Em testes, a tecnologia, apontada como a sucessora do Wi-Fi, conseguiu chegar a surpreendente velocidade de 100Gb/s.

Ao contrário das redes Wi-Fi, que utiliza emissões de rádio para enviar dados, a tecnologia Li-Fi utiliza pequenas fios de LED para transmitir informações. 

O estudo ainda constatou que a tecnologia pode ser muito mais promissora do que aparenta. Ao trocar o revestimento de fósforo dos fios de LED comuns por diodos de laser, os pesquisadores da Universidade de Edimburgo conseguiram atingir uma velocidade dez vezes maior em relação aos modelos antigos.
Isso acontece porque o LED com diodo de laser permite uma emissão de luz mais eficiente do que os que contam com fósforo. Outro fator que contribui é que cada diodo de laser funciona como um canal único para transmissão de dados. No teste realizado, foram utilizados nove canais de laser na transmissão Li-Fi.
A tecnologia utilizada na pesquisa é mais cara do que a utilizados nas redes Li-Fi antigas. Mas Harald Haas, cientista chefe por trás do estudo, acredita o preço pode cair ao longo dos anos.
Para sair do ambiente acadêmico e chegar ao público, a tecnologia Li-Fi precisa passar por mais testes e resolver alguns problemas, como a barreira física ocasionada por paredes. Além disso, os gadgets precisam ser adaptados para se tornarem compatíveis. Acredita-se que até 2020 o Li-Fi já esteja em funcionamento em alguns países.


Internet sem fio por LED Internet sem fio por LED Reviewed by Guilherme Gomes on 16:13:00 Rating: 5

Nenhum comentário: